Este blog surgiu no âmbito da unidade curricular de Perturbações da Fluência e tem como objectivos principais informar as pessoas sobre a perturbação de gaguez em adultos e também relatar as experiências de pessoas gagas e pessoas próximas destas.

sábado, 15 de dezembro de 2012

A Avaliação na Gaguez






É importante começar por perceber que aquilo que vai ser tratado não é a gaguez, mas sim a pessoa com gaguez e o impacto que a gaguez tem na pessoa em questão e na sua vida.
Os momentos de avaliação devem procurar o que a gaguez parece ocultar, ou seja, o próprio sujeito, que deve ser abordado na sua complexidade e na pluralidade de níveis afectados.

Assim sendo, a avaliação procura alcançar a complexidade relacional das pessoas, procura compreender mais do que interpretar, encontrar ligações onde aparentemente elas não existem, e, principalmente, além de perturbações, procura sobretudo potencialidades, forças criadoras que promovam o reencontro do sujeito consigo próprio, com os outros e com o Mundo!

Então o que é avaliado?

- A experiência global da pessoa, as disfluências, a severidade da gaguez, os sintomas associados e outros aspectos considerados pertinentes.

É também de estrema importância perceber o porquê do pedido de ajuda, bem como a perspectiva da pessoa relativamente à sua gaguez e os afectos que ai estão implicados. 

Sem comentários:

Enviar um comentário