A gaguez é a perturbação mais comum da fluência da fala e pode surgir em várias fases, sendo que em cada fase, desde a idade em que se iniciou até à idade adulta, surgem novas características que trazem consigo mais consequências.
Os sintomas que mais se observam, tanto auditivos, quanto visuais, são: a repetição de fonemas ou silabas, prolongamento de sons, bloqueios, pausas silenciosas, inserção de sons estranhos na fala, falta de sincronização entre a respiração e fonação e alteração no ritmo da fala.
Na idade adulta a característica mais presente é o medo de algumas palavras, de certos fonemas (aqueles em que mais gaguejam) e de situações sociais. Gaguejar torna-se muito visível aos olhos do interlocutor, e passa a ser difícil controlar a ansiedade e o nervosismo que transmite.
Assim, as pessoas tendem a ver a gaguez como algo que prejudica as suas relações e o seu trabalho, e que torna extremamente difícil e desagradável as situações em que têm que comunicar, e isso leva-as frequentemente a desistir de determinadas coisas deixando para trás até alguns planos de vida, fazendo com que a gaguez seja mais problemática do que realmente é.
Há várias formas de lidar com esta perturbação e ao longo da vida pode arranjar-se métodos para ultrapassar as dificuldades que ela causa.
Sem comentários:
Enviar um comentário